sábado, 24 de janeiro de 2009

Endometriose

Olá mulheres, vamos falar um pouco de algo que está afetando 15% das mulheres em atividade reprodutiva que é a endometriose.
É bem preocupante o quadro Vocês não acham?
Para quem não conhece o que é endometriose, vai conhecer agora. A endometriose é caracterizada pela ocorrência do endométrio fora do útero, o que torna um quadro inflamatório.
Dentre os sintomas desta doênça encontram-se:fortes cólicas menstruais, dores abdominais, dores no ato sexual, alteração do quadro urinário durante a menstruação e infertilidade.Caras amigas, não precisa desesperar-se, pois a endometriose não é um câncer e não leva à morte, os indicios podem ser descobertos durante diagnóstico clínico ou a partir de exames de imagens, como ultra-som e ressonância magnética.
E com a chegada precoce da puberdade esta patologia está atingindo mulheres entre 15 a 45 anos.Se detectado o problema cedo, o tratamento pode ser controlado através de pílulas anticoncepcionais ou o uso de hormônio progesterona.
E em casos mais avançados, os especialistas chegam a utilizar método cirúrgico e o mais indicado é uma videolaparoscopia, pois só ela permite a verificar os pontos afetados e fazer a intervenção necessária a partir de pequenas incisões abdominais, onde as cicatrizes são quase imperceptível por serem minúsculas.
Caso minhas caras amigas sintam alguns desses sintomas, consulte um ginecologista, pois, só ele é o profissional mais indicado para verificar o problema e assim garantir uma prevenção e o controle da endometriose.
Espero ter contribuido com minhas colegas, chamando atenção para essa patologia que estará em breve sendo divulgada através de campanhas. Bjs......

4 comentários:

  1. Oi Rousiani, interessante este seu blog, altas informações sobre a saúde da mulher, vou passá-lo a minha esposa. Continue assim e parabéns pela iniciativa.
    Abraços!!!!

    ResponderExcluir
  2. Amigos.
    Não sou jornalista nem escrevo bem.
    Sou aposentado, recebendo do INSS e tendo o IR descontado na fonte. Não recebo as benesses de nosso apedeuta mor que tem pensão do INSS acima do máximo, isento de Imposto de Renda por se achar perseguido político, ou melhor, por se anistiado político.
    Luto com as armas que tenho que é um blog, como forma de desabafar ao ver tanta roubalheira, falta de ética, falta de honestidade e principalmente falta de vergonha na cara desta quadrilha que tomou de assalto o Palácio do Planalto.
    Quero convidar os amigos a participarem da minha forma de protesto, o blog Brasil – Liberdade e Democracia - http://brasillivreedemocrata.blogspot.com/.
    Se não levantarmos nossas vozes em protesto o que será deste país para nossos filhos e netos?
    Agora é a hora de lutarmos por uma pátria livre democrática, e sobre todo com governantes honestos e éticos.

    ResponderExcluir
  3. Ao navegar pela net encontrei o seu blog, não li muito,mas gostei do que vi e li,espero voltar mais algumas vezes,deu para ver a sua dedicação e sempre aprendemos ao ler blogs como o seu.
    Se me der a honra de visitar e ler algumas coisas no Peregrino e servo ficarei radiante, e se desejar deixe um comentário.
    Abraço fraterno.António.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. sabe de nada, vai sentir a endometriose profunda acometida nos teu órgãos.

    ResponderExcluir