sábado, 24 de janeiro de 2009

Endometriose

Olá mulheres, vamos falar um pouco de algo que está afetando 15% das mulheres em atividade reprodutiva que é a endometriose.
É bem preocupante o quadro Vocês não acham?
Para quem não conhece o que é endometriose, vai conhecer agora. A endometriose é caracterizada pela ocorrência do endométrio fora do útero, o que torna um quadro inflamatório.
Dentre os sintomas desta doênça encontram-se:fortes cólicas menstruais, dores abdominais, dores no ato sexual, alteração do quadro urinário durante a menstruação e infertilidade.Caras amigas, não precisa desesperar-se, pois a endometriose não é um câncer e não leva à morte, os indicios podem ser descobertos durante diagnóstico clínico ou a partir de exames de imagens, como ultra-som e ressonância magnética.
E com a chegada precoce da puberdade esta patologia está atingindo mulheres entre 15 a 45 anos.Se detectado o problema cedo, o tratamento pode ser controlado através de pílulas anticoncepcionais ou o uso de hormônio progesterona.
E em casos mais avançados, os especialistas chegam a utilizar método cirúrgico e o mais indicado é uma videolaparoscopia, pois só ela permite a verificar os pontos afetados e fazer a intervenção necessária a partir de pequenas incisões abdominais, onde as cicatrizes são quase imperceptível por serem minúsculas.
Caso minhas caras amigas sintam alguns desses sintomas, consulte um ginecologista, pois, só ele é o profissional mais indicado para verificar o problema e assim garantir uma prevenção e o controle da endometriose.
Espero ter contribuido com minhas colegas, chamando atenção para essa patologia que estará em breve sendo divulgada através de campanhas. Bjs......

2 comentários:

  1. Oi Rousiani, interessante este seu blog, altas informações sobre a saúde da mulher, vou passá-lo a minha esposa. Continue assim e parabéns pela iniciativa.
    Abraços!!!!

    ResponderExcluir
  2. sabe de nada, vai sentir a endometriose profunda acometida nos teu órgãos.

    ResponderExcluir