quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

PAISM

Olá mulheres amigas, estarei passando um pouco para vocês o que é o PAISM.
Paism, é um programa de atenção integral á saúde da mullher, onde o mesmo foi elaborado pelo Ministério da Saúde em 1983, e públicado em 1984. Para´além do campo de saúde o Paism é considerado um "processo" ou um "resultado" da mobilização das mulheres brasileiras pelo reconhecimento da cidadania e de direitos e por acesso aos postos de decisão no espaço público.
As atividades básicas de atenção integral á saúde da mulher constitui um conjunto de ações educativas e preventivas de diagnóstico, tratamento ou recuperação aplicada permanentemente e de maneira não repetitiva.
Aqui na cidade de Imperatriz, esse programa foi implantado em 2001, em relevância dos movimentos de mulheres de nossa cidade, onde contou com o apoio de um grande ginecologista Dr. Pedro Mário, onde o mesmo foi um grande colaborador para que este programa viesse acontecer, pois a garantia para que as mulheres tenham assistência à saúde enquanto sujeito de direito, foi uma grande luta de mulheres em todo o país. O Paism vem muito antes do SUS, com muitas lutas do movimento feminino, para promover ações educacionais, preventivas com diagnóstico e atendimento a você mulher.
O Paism, vai desde à atenção básica até a alta complexidade, com diferentes faixas etárias e grupos populacionais. O PAISM funciona no bairro dos Três Poderes e atende de 2ª às 6ª feiras das 7:00 às 12:00 h, sendo que a mulher terá que passar primeiro por um posto de saúde mais próximo de sua casa e só então lá conseguir um encaminhamento para o tal programa, no que eu acho um absurdo isso pois nem todas as mulheres tem um acesso facilitado a um posto de saúde, além do que o próprio Paism, já fica em um bairro distante para muitas mulheres, onde o mesmo já se torna de difícil acesso e até porque tem que ser respeitado também a lei da universalidade.Isso teria que ser visto com mais carinho pele poder público.
No Paism, você mulher terá os seguintes beneficios: atividades educacionais, pré-natal, assistência reprodutiva e contracepção, assistência para a prevenção do câncer de útero e mamas, assistência à saúde da mulher no climatério e menopausa, assistência ao parto e puerpério imediato e dentre outros.
E através desse programa você mulher, poderá obter informações sobre todas doênças e aconselhamentos individualizados sobre seu atual estilo de vida, você terá direito que todas as informações contidads nesse programa serão mantidads dentro dos critérios de sigilo médico e só serão transmitidas com identificação à paciente ou à alguém com ordem expressa da mesma.
Então, caso você precise de algum desses atendimentos procure um posto de saúde mais próximo de sua residência e converse com seu médico sobre o programa e seus direitos terão que serem assistidos com muito respeito e garantias. Fico muito feliz em ter contribuido com essas informações, pois são de suma importância para a nossa cidade e a quem mais interessar possa. Bjs..........

4 comentários:

  1. ola, gostei muito desse site, tenho um trabaljo pra fazer sobre paism por favor me mande o endereço desse posto muito obrigada.
    email- samily_pientznauer@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. tbem gostei desse site e como a autora falou as mulheres precisa mas um pouco de anteçao na saude publica que e um calamidade.

    ResponderExcluir
  3. Amei esse site, me ajudou muito no estudo para uma prova. Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Qual a função do paism?

    ResponderExcluir